segunda-feira, 2 de setembro de 2013

1a Aula - Diagnóstico

Gostaria de compartilhar com vocês o que fiz na 1a aula do curso que estou responsável atualmente, que comentei em linhas gerais no último artigo. Nos próximos artigos vou tentar manter o relato do andamento do curso e algumas reflexões.

Como disse antes, acho que cada curso deve se adaptar às necessidades e interesses dos alunos. Então para a primeira aula eu preparei atividades focadas em tentar descobrir quem são os alunos, o que eles gostam, o que eles querem, o que eles já viram no curso, entre outras informações. Essa então foi a aula diagnóstica.

Você conhece seus alunos como um médico conhece seus pacientes?

Uma analogia interessante com a profissão de médico é a seguinte. Você vai no médico para pedir um tratamento. O médico te recebe, não ouve o que você tem, e ainda diz: veja, tome esse remédio aqui. Então você diz, mas doutor, eu nem falei o que estou sentindo. Ele responde, não precisa, hoje é terça feira e são 10h da manhã, então o remédio que dou é esse aqui. Isso é o que acontece muitas vezes na relação professor e aluno.

Para evitar isso, nessa aula, eu preparei duas atividades: uma para entender os alunos de maneira geral e outra para entender o quanto eles conhecem do conteúdo que abordarei na disciplina. Para isso, preparei dois formulários no google drive e separei um tempo na aula para discussão das perguntas e respostas que eles escreveram. A ideia era gastar todos os 100 minutos da aula com: 1) apresentação do professor, 2) preenchimento do 1o formulário, 3) discussão, 4) preenchimento do 2o formulário e 5) discussão.

O primeiro formulário, de caráter mais geral, foi longo demais na minha opinião, com 21 questões. Só percebi isso quando os alunos mostraram estar cansados de responder perguntas. Veja abaixo a lista de perguntas que fiz:

  1. Você terminou o ensino médio há quanto tempo?
  2. Já fez outros cursos técnicos/profissionais/superiores? Quais?
  3. Você trabalha atualmente? Qual é sua função no emprego?
  4. Já trabalhou em outro lugar com redes ou TI? Como era?
  5. Quais são suas expectativas para o restante do curso de tecnologia em redes?
  6. Qual é o papel que esse curso tem em seu projeto pessoal/profissional?
  7. Em que deseja trabalhar ou estudar depois que se formar?
  8. O que você menos gosta no curso de tecnologia em redes? Por quê?
  9. O que você mais gosta? Por quê?
  10. Quais habilidades ou competências você mais valoriza para um profissional? Por quê?
  11. Quais habilidades você mais valoriza para a vida? por quê?
  12. Quais habilidades você acredita estar desenvolvendo mais nesse curso? Por quê?
  13. Quais habilidades mais gostaria de desenvolver? Por quê?
  14. Como você acha que poderia desenvolver essas habilidades?
  15. Qual foi a melhor disciplina que já fez do curso? Por quê?
  16. Qual a pior disciplina que já fez do curso? Por quê?
  17. Como você acha que as disciplinas que está cursando agora podem te ajudar na vida profissional?
  18. Quais são suas expectativas para esta disciplina?
  19. Como você gostaria de estudar nesta disciplina?
  20. Prefere fazer trabalhos ou provas? 
  21. Prefere vários projetos pequenos ou um grande? Por quê? 

Ainda acho que preciso melhorar bastante em como preparar essa aula-diagnóstico. Eu tentei abordar todos os temas possíveis, desde o histórico pessoal dos alunos até o que eles desejam aprender e como preferem estudar. Você acha essa lista longa demais? Que perguntas acha mais interessantes? E quais são desnecessárias?

Enfrentei problemas práticos para aplicar o formulário. Por exemplo, em uma turma a conexão com a Internet estava muito ruim, o que dificultou o acesso ao formulário. Então combinamos que os alunos preencheriam o formulário em outro horário e ali pelo menos cada um se apresentaria, com um histórico profissional e depois falaria sobre como enxerga o curso e o que espera da disciplina. Nesse ponto os alunos se apresentaram, falaram bem sobre o que trabalhavam e trabalham atualmente e passaram a relatar os problemas que enfrentam no curso.

Em geral, reclamaram que veem poucos assuntos relacionados a redes e muita coisa de programação. Com relação às expectativas da disciplina eles não tinham muita, porque não sabiam ainda sobre o que seria. Nessa hora falei o que pretendia e como prometi passar exemplos sempre de problemas relacionados a redes, eles ficaram satisfeitos.

Para a segunda etapa usei bem menos tempo do que a primeira, pois tinha menos informação e como os alunos já tinham respondido parte das perguntas, foi tranquilo. Fiquei contente que os alunos têm conhecimentos bons das disciplinas relacionadas mas não muito do que iremos ver diretamente. Ah, vejam a lista das perguntas que fiz no segundo formulário:

  1. A disciplina será sobre programação de scripts para problemas de redes. Era isso que esperava ver na disciplina? Se não, o que era?
  2. Você conhece alguma coisa de Shellscript, Bash, Pearl ou VBS?
  3. Você trabalha ou já trabalhou com algo relacionado a isso? Como?
  4. Você tem contato com alguém que trabalha ou trabalhou com isso? Como essa pessoa trabalha(va)?
  5. Como você acha que é (ou deve ser) trabalhar com esse assunto? Por quê?
  6. Qual é a importância desse conteúdo para você profissionalmente?
  7. Você tem algum interesse específico nesse tema?

Acredito que no final a aula foi muito boa, pois consegui cumprir o objetivo que era conhecer os alunos e espero que os alunos tenham me conhecido e entendido a minha abordagem.

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês, principalmente com sugestões de como melhorar.

2 comentários:

  1. Fala, professor!

    Acho muito importante ter essa aula diagnóstica.

    Com relação ao questionário, acho que você poderia tê-lo feito não apenas com perguntas abertas. Por exemplo "Prefere fazer trabalhos ou provas?" poderia ser uma pergunta de múltipla-escolha com um campo "Justifique." aberto e opcional. Dessa forma, além de facilitar a tabulação e análise dos dados, facilitaria para o aluno (ele só justificará o que prefere). Que acha?

    Outra dúvida: os alunos têm acesso às respostas dos colegas? Talvez fosse interessante alguma maneira de verem os interesses uns dos outros, até para já criarem laços de acordo com afinidades e interesses. Que tal?

    Abraços,
    Vinícius

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  2. É verdade, fazer perguntas de múltipla escolha facilita o preenchimento do formulário. Vou tentar fazer mais isso na próxima.

    Os alunos não têm acesso às respostas pelo formulário. A discussão que teve na sala depois do preenchimento foi aberta e todos ouviam o que cada um disse, então eles conheceram minimamente uns aos outros. O que posso fazer a mais é um relatório resumindo as respostas e enviar para eles. Vamos ver se sobra um tempo para fazer isso.

    Obrigado pelo comentário!

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